teses / thesis

.

.

Atmospheric and Geological Entanglements:

North American Ecopoetry and the Anthropocene

por Nuno Marques*

.

ecopoetiquesdownload

.

* Nuno Marques é investigador no Environmental Humanities Laboratory, Royal Institute of Technology, em Estocolmo, tradutor de ecopoesia e poeta. Está a escrever um livro sobre respirações na ecopoesia ibero-americana e suas contribuições epistemológicas para as humanidades ambientais. Publica artigos e ensaios em revistas científicas das humanidades ambientais e de investigação artística, entre os quais destaca: “Women Poets Breaking the Waves of the Portuguese Sea” (com Margarida Vale de Gato, Routledge Companion to Ecopoetics, 2023); “Mooing Together” (Leonorara, 2022) e “An Ecopoetics of Breathing and Suffocating in Marília Floôr Kôsby’s Mugido and Diego Moraes’ Poetry and Fiction” (The Environment in Brazilian Culture: Literature, Cinema and the Arts, Florida University Press, no prelo). Como ecopoeta, publicou Dia do Não (Douda Correria, 2018) sobre a violência da matança de porcos e a ternura entranhadas nas relações familiares e interespécies; e Estio (Casa de Gigante, 2022) sobre a destruição ambiental da indústria do turismo e o amor nas férias. O seu trabalho está incluído na antologia de ecopoesia Brasileira, Africana e Portuguesa O Livro do Verso Vivo, editado por Mauricio Vieira e Thássio Ferreira, Outra Margem, 2023); e na antologia Ibero-Americana Futuros Multiespecie: Prácticas vinculantes para un planeta en emergência, editado por Azucena Castro, Bartlebooth, 2023. É um dos editores da revista internacional Venti focada em investigação transdisciplinar sobre o ar e a atmosfera. Faz oficinas de ecopoesia e de tradução em colaboração com programas como Bridges – UNESCO Sustainability Science Coalition;  Occupy Climate Change Online School e participa em oficinas de ecopoesia como Ecopoetics Workshop – Air do Topological Poetics Research Institute. Participou na performance EDEN X, no Jardins Efémeros, Viseu (2022). Traduz a poesia de John Cage, Athena Farrokhzad, Evelyn Reilly, Allison Cobb, e Gary Snyder para português. 

.

.

Translating the Animal

by Melody Owen*

2018, 60 pages

ISBN 978-0-999466-3-3

.

Environmental Arts and Humanities MA Thesis Show . East Greenhouse . Oregon State University . 2018.

Translating the Animal was a curated video and sound exhibit in an old 1920s glass greenhouse on the campus of OSU.

Also, part of the exhibit was a sound installation with skulls borrowed from OSU biology archives and endangered animal voices from the Macaulay Library of sounds at Cornell.

Also, there was a Second Life component in which the show was reproduced in the virtual world and streamed live into the exhibit.

This is a linked PDF so all of the involved artists and archives can be accessed through the links.

.

.

The Weight Of A Tiny Bird

by Melody Owen*

MFA Thesis 2007. NYSCC

44 pages

.

.

.

.

*Melody Owen é uma artista e escritora conceptual multidisciplinar ecológica, criada no estado verde e musguento do Oregon. É representada pela Elizabeth Leach Gallery em Portland e tem um Mestrado em Artes Electrónicas Integradas, bem como um Mestrado em Artes Ambientais e Humanidades, recentemente criado. Os seus meios incluem a colagem, a curadoria, o vídeo e a instalação. Exibiu o seu trabalho no Portland Art Museum, na Nine Gallery, na PDX Gallery, no Art Gym, no Reed College e em muitos outros locais e festivais ao redor de Portland, nos Estados Unidos e no mundo. Projectou um lustre de 30 pés, modelado segundo as formas das ondas sonoras do canto dos pássaros e que está permanentemente instalado no Hotel Nines, no centro de Portland. Participou de prestigiadas residências artísticas em Paris, Quebec, Islãndia, Suíça, Califórnia e Oregon. Tem livros publicados por diversas editoras em Portland, além de ter sido incluída em colecções de artistas do Oregon, e escolhida pela Artforum Critic´s Pick em 2015. Tem feito curadoria de vídeo para o festival Portland Institute of Contemporary Art TBA, Universidade Cornell, Hallwalls e Echo Park, em Los Angeles. Os seus interesses convergem em torno das preocupações com a rápida destruição do meio ambiente e está particularmente interessada nos animais enquanto seres subjectivos, com as suas próprias formas incorporadas de linguagem e de cultura – e sobre como a evolução recente da tecnologia, especialmente os mundos virtuais, pode fornecer uma oportunidade de repensar suposições normalizadas sobre nós mesmos em relação ao resto do mundo natural.

*Melody Owen is an ecologically minded conceptual multi-disciplinary artist and writer raised in the mossy, green state of Oregon. She is represented by Elizabeth Leach Gallery in Portland and has an MFA in Electronic Integrated Arts as well as a freshly minted MA in Environmental Arts and Humanities. Her mediums include collage, curation, video and installation. She has shown her work at the Portland Art Museum, Nine Gallery, PDX Gallery, the Art Gym, Reed College, and many other venues and festivals around Portland, the United States and the world. She designed a 30 foot chandelier modeled after the sound waveforms of birdsong which is permanently installed at the Nines Hotel in downtown Portland. She has participated in prestigious artist residencies in Paris, Quebec, Iceland, Switzerland, California and Oregon. She has had books published by several small presses in Portland as well being included in Oregon artist collections, and was an Artforum Critic’s Pick in 2015. She has curated video work for Portland Institute of Contemporary Art TBA festival, Cornell University, Hallwalls, and Echo Park in Los Angeles. Her interests have coalesced around concerns about the rapid destruction of the environment and she is especially interested in animals as subjective beings with their own embodied forms of language and culture – as well as how recent developments in technology, especially virtual worlds, may provide an opportunity to rethink normalized assumptions about ourselves in relation to the rest of the natural world.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.